quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Rolinhos de Abobrinha recheados com Purê de Inhame



Ótimo acompanhamento, essa receita é um pouquinho mais trabalhosa, porém, vale a pena fazê-la, o purê de inhame dá um toque especial à abobrinha. Receita vegana!



Ingredientes:

- 1 abobrinha brasileira grande
- 2 inhames grandes
- 4 dentes de alho amassados
- Cebolinha a gosto
- Noz-moscada a gosto
- Azeite
- Sal


Modo de fazer:

1 - Corte a abobrinha em rodelas de 4 cm de altura. Com o auxílio de uma colher de café faça um buraco no meio de cada pedaço de abobrinha, deixe de 0,5 a 1 cm de borda, aproximadamente. Fique atento para nao cavar muito e chegar até o "fundo". Deixe as rodelas de abobrinhas, já furadas, em um refratário com água e bastante sal.
2 - Descasque os inhames e leve para cozinhar até ficarem bem macios. Exprema-os com um garfo, reserve.
3 -Em uma panela refogue os quatro dentes de alho no azeite, quando dourar acrescente o inhame amassado, se necessario coloque um pouco de água ate atingir a textura de purê. Não é necessário deixá-lo muito mole. Verifique o sal e salpique a noz-moscada desejada. Quando desligar acrescente a cebolinha picada, reserve.
4 - Faça uma mistura com 1 colher de sopa de azeite, sal e noz-moscada. Retire as abobrinhas da água, seque-as e passe essa mistura no interior de cada abobrinha.
5 - Recheie cada rolinho com o purê. Disponha as abobrinhas em um refratário untado com azeite, cubra com papel aluminio e leve para assar no forno em fogo médio. Assim que as abobrinhas ficarem macias retire o papel alumínio de deixe gratinhar por alguns minutinhos.

Obs: Essa receita rende em média 6 rolinhos.

Dica: Para aproveitar o miolo retirado de cada rodela de abobrinha, refogue-o com arroz e açafrão, fica delicioso!

4 comentários:

  1. Oi Luciana,

    Andei fazendo a tua receita do escondidinho de tofu com ervilhas. Simplesmente delicioso.
    Vou repetir mais vezes.
    Esta receita parece muito boa. Porém aqui na Italia (onde moro) não existe o inhame (o qual sempre adorei comer) posso substituir com batatas? Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria Cristina, tudo bem?

    Fico muito feliz que tenha gostado! :)
    Acredito que substituir por batatas fique ótimo também, optei pelo inhame por ele ser mais nutritivo que a batata. Outra alternativa que combinaria muito bem, caso tenha aí na Itália, é a mandioquinha(batata baroa), pois ela é super saborosa!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Luciana!
    Adorei esta receita e com certeza vou fazer. Tambem vou ter que procurar uma alternativa para o inhame que nunca encontrei aqui onde moro (USA). Mas a ideia e sensacional! Quando fizer eu volto a postar aqui! Pensei em fazer com batata doce... vamos ver!
    beijos querida e parabens pelo teu blog! estou amando visitar tuas receitas!

    ResponderExcluir
  4. Olá Lori, tudo bem?

    Desculpe a demora em responder. Acredito que essa receita ficaria muito boa com purê de brócolis também, é mais fácil encontrar por aí? Com a batata doce deve ficar ótima!
    Quando fizer, por favor, me diga como ficou. :)
    Muito obrigada, que bom que está gostando das receitas, sempre tem novidades!

    Beijos

    ResponderExcluir