segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Quibe de Soja recheado com Creme de Tofu



Quando parei de consumir carne achei que nunca mais comeria quibe novamente, mas é claro que isso era mentira. Comecei a pesquisar e há alguns anos atrás descobri a tal receita do quibe de soja. Esse quibe porém, sempre ficava esfarelando. Além disso, não queria fazer ele frito. Continuei pesquisando e descobri que acrescentar farinha de trigo na massa deixava ele mais consistente, e para resolver o problema da fritura, decidi fazer assado e recheado, o que ficou melhor ainda!
Comecei utilizar o recheio de creme de tofu não faz muito tempo, vi a receita do creme em um blog mas acabei modificando um pouco para deixar do jeito que gosto.
Como o quibe costuma ser seco, o creme de tofu deixa ele mais úmido e acaba equilibrando a receita.    

Ingredientes para o quibe:

- 2 xícaras de chá de trigo
- 2 xícaras de chá de proteína texturizada de soja fina
- 1 cebola picadinha
- 4 colheres de sopa de azeite
- Aproximadamente 2 colheres de sopa cheia de farinha de trigo 
- Hortelã a gosto
- Sal a gosto
- Pimenta síria a gosto

Ingredientes para o creme de tofu:

- 500 g de tofu
- Hortelã a gosto
- Sal a gosto
- Azeite a gosto
- Azeitona picadinha a gosto

Modo de fazer o quibe:

1 - Coloque a porteína texturizada de soja em um refratário e cubra com água, deixe hidratar por 10 minutos. Faça o mesmo procedimento com o trigo.
2 - Retire toda água da proteína texturizada de soja, apertando bem, reserve.
3 - Coloque o trigo hidratado no meio de um pano ou toalha pequena e enrole, aperte bem para tirar todo excesso de água, faça isso em quantidades pequenas para o trigo não vazar, reserve.
4 - Misture em um refratário a proteína texturizada de soja e o quibe, já sem água, e misture bem. Acrescente a cebola picada e a hortelã picada.
5 - Coloque as 4 colheres de sopa de azeite, e as 2 colheres de sopa de farinha de trigo. Se mesmo com essa quantidade de farinha a massa do quibe não der liga, vá acrescentando aos poucos mais farinha até atingir a textura necessária.
6 - Acerte o sal e a pimenta síria, reserve.

Modo de fazer o creme de tofu:

Amasse o tofu com um garfo, ou bata no liquidificador, até que fique homogêneo. Acrescente a hortelã, azeitonas picadas, azeite e acerte o sal, reserve.

Como montar o quibe recheado:

1 -  Em um refratário, coloque metade da massa do quibe até cobrir totalmente a base.
2 - Coloque todo o creme de tofu por cima da massa do quibe e espalhe bem, para ficar com a mesma quantidade.
3 - Cubra o creme de tofu com o restante da massa do quibe, leve para assar em fogo médio - alto, por aproximadamente 30 minutos.




Um comentário: