quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Abobrinha Recheada



Este é um prato bastante versátil: pode ser apresentado com salada, acompanhando arroz branco, ou simplesmente como prato principal. É ótimo para comer em dias quentes pois é um prato super leve e por utilizar proteína de soja como recheio, não deixa de ser nutritivo.
A abobrinha é um excelente alimento. Rica em vitaminas do complexo B e C, além de conter cálcio, fóforo e ferro; sua casca possui muita fibra, assegurando um bom funcionamente ao intestino. Para melhorar ainda mais, é um alimento de baixo valor calórico.
Um prato 100% vegan!

Ingredientes:

- 3 abobrinhas italianas média
- 1 e 1/2 de proteína texturizada de soja fina
- 8 dentes de alho bem picadinhos
- 1 cebola pequena picada
- Salsinha picada a gosto
- Sal a gosto
- Azeite a gosto
- Azeitona preta a gosto
- Tomate cereja a gosto (opcional)

Modo de fazer:

1 - Hidrate a proteína texturizada de soja fina po 10 minutos. Escorra totalmente a água, aperte bem para retirar o excesso, reserve.
2 - Corte as abobrinhas pela metade no sentido do comprimento. Com o auxílio de uma colher de chá, raspe o interior da abobrinha para retirar o miolo junto com as sementes e reserve-os. Deixe a abobrinha em um refratário com água.
3 - Aperte bem o miolo e as sementes para retirar a água, reserve.
4 - Refogue o alho e a cebola em um pouco de azeite. Quando dourar acrescente a proteína texturizada de soja, o miolo e as sementes da abobrinha, acerte o sal. Deixe cozinhar por aproximadamente 5 minutos, desligue o fogo e coloque a salsinha picada a gosto, reserve.

Como montar:

Primeiramente ligue o forno em temperatura alta, aproximadamente 295° C, e deixe pré-aquecer por 10 minutos.

1 - Pegue uma abobrinha, e coloque delicadamente o recheio. Coloque a abobrinha recheada em um refratário. Faça o mesmo processo com todas as outras.
2 - Enfeite as abobrinha recheadas com tomate e azeitonas, regue o azeite. Cubra o refratário com papel alumínio e coloque no forno para assar.
3 - Após 10 minutos verifique com um garfo ou faca se a abobrinha já está macia. Caso esteja, retire o papel alumínio e deixe gratinar por mais alguns minutinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário